INTRODUÇÃO
O hábito da leitura é um elemento basilar na formação do ser humano, podendo ser adquirido em qualquer época da vida. Observa-se, porém, que os alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão importante em suas vidas. Entretanto, as exigências da sociedade contemporânea impõem à EJA novas dimensões, suscitando a formação integral do ser humano e a consciência de suas potencialidades de modo a assegurar o acesso aos bens culturais e os meios necessários à participação social e inserção no mundo do trabalho.
A atividade da leitura surge, portanto, como possibilidade de ampliação das condições de participação social dos jovens, adultos e idosos, buscando promover o desenvolvimento da capacidade de produzir e compreender textos apreendendo o seu funcionamento discursivo.
Dessa forma, o projeto: Leitura: um ato solidário surge como forma de promover condições motivadoras para que os alunos da EJA tenham acesso à leitura de forma habitual e prazerosa, tornando-se mediadores e multiplicadores desse hábito imprescindível em uma sociedade letrada como a nossa.
Nesse cenário, o hábito da leitura estará contribuindo não só para a elevação do nível de letramento do sujeito-aluno da EJA, mas também para a sua formação como sujeito crítico e socialmente atuante.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o educando da EJA a adquirir o hábito da leitura, em busca da garantia de uma EJA formadora de sujeitos leitores que não só decifram, mas agem sobre o mundo, transformando-o e transformando-se.
Dessa forma, visando garantir aos jovens, adultos e idosos a apreensão de saberes necessários ao seu desenvolvimento integral, a leitura terá, nesse projeto, sua concepção revista, valorizada e mais bem trabalhada.
OBJETIVO GERAL
O projeto: Leitura: um ato solidário tem como objetivo geral promover condições motivadoras para que os alunos da EJA tenham acesso à leitura de forma habitual e prazerosa, tornando-se mediadores e multiplicadores desse hábito imprescindível em uma sociedade letrada como a nossa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Oferecer aos alunos da EJA leitura dissociada da obrigação;
- Minimizar os danos sofridos pela ausência desse hábito ao longo da vida;
- Incentivar a aquisição do hábito de leitura;
- Propiciar a troca de experiências intergeracionais;
-Reconhecer a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento;
- Refletir as práticas de leitura no contexto escolar e extraescolar;
- Possibilitar vivências de leitura diversificadas;
- Promover o acesso ao livro como um bem cultural, direito de todo cidadão;
- Promover a discussão acerca da leitura como prática social aliada à solidariedade.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Médio, matutino, do Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA Paulo Freire. Aproximadamente 90 alunos, divididos em 3 turmas.
METODOLOGIA
O projeto constará de 6 etapas:
O projeto constará de 6 etapas:
- Seleção dos livros pelos educandos;
- Leitura, em sala de aula, individual e silenciosa;
- Incentivo à leitura, em casa, objetivando o hábito da leitura no contexto extraescolar e o uso do dicionário;
- Leitura em voz alta (de um trecho pré-selecionado pelo aluno) para a turma, onde a professora irá trabalhar a pontuação, entonação e a dicção do aluno;
- Ida a um abrigo na comunidade local para que os educandos leiam e/ou contem as histórias dos livros para os idosos, proporcionando aos mesmos momentos de lazer e interação, incentivando assim, a solidariedade, a troca de experiências intergeracionais e a valorização do idoso.
- Culminância: apresentação, no abrigo, de uma peça teatral criada pelos alunos.
OBS.: A cada visita ao abrigo os alunos serão incentivados a fazerem campanhas, na escola e em suas comunidades, de doação de donativos para a Instituição visitante.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pelo envolvimento e participação do aluno durante todo o projeto, através de produções textuais solicitadas aos mesmos (relatórios, narrações) e pela confecção de murais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário